Mostra Oficial 2011 - Programação

28 de outubro

Espetáculo Um dia Ouvi a Lua
20h - Teatro Municipal Dr. Losso Netto - Grupo Teatro da cidade
Três canções gravadas pela famosa dupla caipira Tonico & Tinoco foram inspiração para Um Dia Ouvi a Lua, texto inédito de Luís Alberto de Abreu, que narra os dramas e conflitos de três mulheres: Beatriz, Tereza e S´Maria, que invertem os valores machistas das narrativas dessas composições, conhecidas do cancioneiro popular brasileiro, recriando-as do ponto de vista feminino.

Ficha técnica:
Texto: Luís Alberto de Abreu | Direção Geral: Eduardo Moreira | Elenco: Adriana Barja, Ana Cristina Freitas, Andréia Barros, Izildinha Costa, Vander Palma e Wallace Puosso.


 

29 de outubro

Espetáculo Átridas
20h - Teatro Municipal Dr. Losso Netto - Grupo [pH2]: Estado de Teatro
Uma celebração. Ifigênia abandonará o espaço dinâmico movido pelo pulso histérico de seus familiares. As figuras trágicas de Agamêmnon, Clitemnestra, Electra, Cassandra, Egisto e o espectador são convidados a acompanhar sua despedida. Orestes retorna e pretende impor uma nova ordem, silenciando de uma vez por todas os crimes e os fluxos de desespero de sua família. É dele o último gesto de fúria e o primeiro gesto que será perdoado, limpando todo o passado sanguinário. De sua intervenção, nasce uma nova ordem, apática, esvaziada pela desmedida de seu gesto purificador.

Ficha técnica:
Direção: Maria Emilia Faganello | Elenco: Bruno Caetano, Julia Moretti, Leonardo D’Aquino, Nicole Oliveira, Paola Lopes, Paula Cassimiro e Rodrigo Batista


 

30 de outubro

Espetáculo Canteiro
11h - Casarão do Turismo da Rua do Porto Cia. dos Inventivos
O espetáculo coloca em cena as diversas fomes do chamado “homem comum”. No horário de almoço, trabalhadores de um canteiro de obras estabelecem um divertido jogo teatral para falar sobre a possibilidade de se escolher o que se come, sobre a fabricação de alguns dos herois da história oficial, sobre os anônimos herois do povo, sobre o conhecimento que não se encontra nos livros, sobre a violência e sobre a sede por justiça.

Ficha técnica
Direção geral: Edgar Castro | Artistas-criadores: Aysha Nascimento, Flávio Rodrigues, Luciana Yumi Yara

Espetáculo Contos Proibidos de Antropofocus
20h - Teatro Municipal Dr. Losso Netto - Grupo Antropofocus
Um espetáculo inteiro sem nenhum diálogo, onde a comunicação acontece através do som. Partindo da metáfora da incomunicabilidade, as cenas - ou contos - acontecem em ambientes onde pessoas desconhecidas se encontram, mas raramente iniciam uma conversa: dentro de um ônibus, debaixo de uma marquise num dia de chuva ou em um banheiro masculino. Também há contos sobre segredos, coisas que fazemos e que preferiríamos que ninguém ficasse sabendo.

Ficha técnica:
Direção: Andrei Moscheto | Elenco: Anne Celli, Andrei Moscheto, Danilo Correia, Jairo Bankhardt, Marcelo Rodrigues


 

31 de outubro

Espetáculo O Gato Malhado e Andorinha Sinhá
10h - Teatro Municipal Dr. Losso Netto - Grupo 59 de Teatro
Da obra de Jorge Amado, a história do amor impossível entre um gato mal humorado e uma linda e amigável andorinha resgata a tradição dos contadores de histórias. Como únicos elementos cênicos, os atores assumem personagens e narração, num jogo teatral lúdico e recheado de canções, que mescla humor e lirismo para contar, a crianças e jovens de todas as idades, uma fábula de amor e (in) tolerância entre seres de espécies diferentes.

Ficha técnica
Direção: Cristiane Paoli Quito | Texto/Roteiro: Antônio Rogério Toscano e Grupo 59 de Teatro – inspirado na obra original de Jorge Amado | Elenco: Bruno Cavalcanti, Carol Faria, Felipe Alves, Felipe Gomes Moreira, Fernando Oliveira, Gabriel Bodstein, Gabriela Cerqueira, Jane Fernandes, Mirian Blanco, Nathália Ernesto, Nilcéia Vicente, Renata Lobbo, Ricardo Fialho, Tatiana Heide e Thomas Huszar.

Espetáculo À Meia Noite um Solo de Sax na Minha Cabeça
20h - Teatro Municipal Dr. Losso Netto - Grupo À Meia Noite um Solo de Sax na Minha Cabeça
Dividido em 13 cenas, o espetáculo conta a história de Billy e Jesse, desde o momento em que se conhecem no berçário, onde acabaram de nascer em 1950, até a festa da virada do ano de 1983 para 1984. A narrativa atravessa estas três décadas, pontuando os acontecimentos históricos que marcaram o Brasil e conduzindo a trama pela trajetória antagônica destes dois amigos. Billy é filho de uma prostituta e logo enfrenta dificuldades, sempre pronto a questionar tudo, torna-se ativista político. Jesse é seu oposto, filho de classe média vive cercado de comodidades e estabilidade.

Ficha técnica
Texto e direção: Mário Bortolotto | Elenco: Henrique Stroeter e Fábio Espósito


 

01 de Novembro

Espetáculo Kabul
20h - Teatro Municipal Dr. Losso Netto - Grupo Amok Teatro
Quatro faces da guerra, quatro personagens em busca de dignidade e de humanidade confiscadas por décadas de violência, quatro retratos de um Afeganistão visto de dentro das casas, por trás das cortinas e dos véus. O espetáculo é uma criação que partiu de duas fontes: um livro, As Andorinhas de Cabul, do escritor argelino Yasmina Khadra, e uma imagem real captada por um celular: uma mulher, coberta com uma burca azul, sendo executada publicamente no estádio de Cabul.

Ficha técnica:
Direção, texto e concepção: Ana Teixeira e Stephane Brodt | Elenco: Stephane Brodt, Fabianna de Mello e Souza, Kely Brito e Bruce Araujo


 

02 de Novembro

Espetáculo Primus
20h Teatro Municipal Dr. Losso Netto - Grupo Boa Companhia
Às portas do terceiro milênio, o homem depara-se cada vez mais com as questões que sua própria evolução gerou. De um simples polegar em oposição à possibilidade de destruir o planeta inteiro apertando um botão. A história do homo sapiens dá o que pensar. Baseado no conto Comunicado para uma Academia, de Franz Kafka, Primus é o espetáculo da Boa Companhia que busca refletir sobre esse gigantesco percurso, unindo suas extremidades: o homem e o macaco.

Ficha técnica:
Figurino, cenografia, sonoplastia e direção geral: Verônica Fabrini | Elenco: Alexandre Caetano, Daves Otani, Eduardo Osório e Moacir Ferraz


03 de Novembro

Espetáculo Histórias de Telefone
10h - Teatro Municipal Dr. Losso Netto - Cia. Delas de Teatro

Toda noite, às nove horas, Senhor Bianchini liga para sua filha e lhe conta uma história inventada, mas não é só ela que aguarda ansiosamente o telefone tocar. Do outro lado da linha estão quarto curiosas telefonistas prontas para se ligar em mais uma historia divertida do pai Bianchini. São sempre episódios curtos, pois falar ao telefone é caro. Mas ele não falha! O publico é convidado a viajar nessas Historias por Telefone junto com a menina, navegando em situações fantásticas, lúdicas e divertidas numa grande brincadeira.

Ficha técnica
Direção e encenação: Carla Candiotto | Elenco: Paula Weinfeld, Thaís Medeiros, Julia Ianina, Fernanda Castello Branco, Lilian Damasceno

Espetáculo Nhô Lica – As Aventuras e Desventuras do Capitão Félix do Amaral
20h - Teatro Municipal Dr. Losso Netto - Tragatralha Cia. de Teatro

Num mundo permeado pelo realismo fantástico, Nhô Lica vagueia entre o real e o imaginário, e passa toda a sua longa existência garimpando pedregulhos, cacos de vidro, lascas de ferro, tudo o que brilhasse nas ruas da cidade de Piracicaba, juntando assim uma fortuna de incalculável valor em uma vida de eletrizantes aventuras. O conflito se dá quando o universo de sonhos se choca com o mundo do cotidiano, considerado real.

Ficha técnica:
Texto e direção: Carlos ABC | Elenco: Carla Sapuppo, Rafaela Arthuso, Raul Rozados e Vagner Chiarini


 

04 de novembro

Espetáculo O Miolo da Estória
20h - Teatro Municipal Dr. Losso Netto - Grupo Santa Ignorância Cia. de Artes
A vida e os sonhos de João Miolo, operário da construção civil e brincante de bumba meu boi que tem uma vida comum a tantos outros operários: casa humilde, vida sofrida e uma enorme solidão. Mas em meio a tudo isso, João sustenta o desejo de ainda vir ser cantador no boi onde brinca e ocupar uma posição de destaque na vida.

Ficha técnica:
Direção: Lauande Aires | Elenco: Lauande Aires


 

05 de novembro

Espetáculo Sacra Folia
11h - Praça José Bonifácio - Espetáculo Sacra Folia – Fraternal Companhia de Arte e Malas-Artes
Em Sacra Folia, a Sagrada Família, perseguida por Herodes e seus soldados, se perde em sua fuga para o Egito e acaba chegando ao Brasil. A perseguição continua em solo nacional e a Sagrada Família se vê obrigada a aceitar a ajuda de dois tipos populares, João Teité e Matias Cão, para se livrar de Herodes e retornar à Judéia. O espetáculo é apresentado em uma carreta de onze metros de comprimento, onde foi acoplado um baú, cujas laterais se abrem, revelando um palco de mais de oito metros de largura por quase sete de profundidade.

Ficha técnica:
Autor: Luis Alberto de Abreu | Direção: Ednaldo Freire | Elenco: Aiman Hammoud, Pedro Lemos, Fernanda Gonsales, Luti Angelelli, Mirtes Nogueira e Roberto Barbosa


 

06 de novembro

Espetáculo Concerto de Ispinho e Fulô
20h - Teatro Municipal Dr. Losso Netto - Cia. do Tijolo
Vencedor do Prêmio Shell pela direção musical (executada ao vivo) e indicado pela ousadia na criação, o espetáculo une a poética de Patativa do Assaré, cantada e declamada, ao teatro criado a partir do improviso; e resulta num musical em novo formato. A peça, em que o público pode beber cajuína e participar do espetáculo declamando e até dançando é resultado de uma leitura, sob a ótica de Paulo Freire - autor da pedagogia do oprimido - sobre a poesia política do poeta do sertão.

Ficha técnica
Direção: Rogério Tarifa | Elenco: Dinho Lima Flor, Fabiana Barbosa, Karen Menatti, Rodrigo Mercadante e Thais Pimpão | Músicos: Aloísio Oliver, Jonathan Silva e Maurício Damasceno.